24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Senador Nelsinho Trad representa Brasil em debate sobre acordo Mercosul–UE no Parlasul

Publicado em 06/05/2025 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


Senador Nelsinho Trad representa Brasil em debate sobre acordo Mercosul–UE no Parlasul

 

Senador Nelsinho Trad representa Brasil em debate sobre acordo Mercosul–UE no Parlasul

Parlamentar voltou há poucos dias de missão oficial organizada pela ApexBrasil e pelo Itamaraty, onde debateu o futuro do tratado

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), chefe da delegação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), participa nesta segunda-feira (5), em Montevidéu, de sessão que debaterá o Acordo Mercosul-União Europeia. O tratado, assinado em dezembro de 2024, prevê acesso a um mercado de mais de 700 milhões de consumidores e eliminação de 80% das tarifas europeias sobre produtos brasileiros logo após sua entrada em vigor, alcançando 100% das linhas tarifárias em até dez anos.

“Precisamos avançar nas negociações do acordo, que pode trazer até US$ 7 bilhões a mais em exportações brasileiras por ano, beneficiando setores como o agro e a indústria nacional”, afirmou o senador Nelsinho Trad sobre a importância do tema que será discutido no Parlasul.

Nesta segunda, o parlamentar também apresentará uma recomendação oficial para que os aeroportos de Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (Paraguai) passem a ter gestão compartilhada e se convertam em binacional. O modelo segue o exemplo do aeroporto conjunto entre Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (RS). Uma vez em funcionamento, o aeroporto binacional Ponta Porã–Pedro Juan Caballero contará com mais infraestrutura e eficiência logística para importações e exportações.

O objetivo, segundo o parlamentar, é estimular ainda mais o comércio e fortalecer o turismo na região de fronteira, beneficiando diretamente a economia de Mato Grosso do Sul.

Se aprovada, a recomendação apresentada pelo senador Nelsinho Trad será encaminhada aos grupos técnicos do Mercosul para estudos sobre sua viabilidade operacional e jurídica. A sessão desta segunda-feira poderá ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais oficiais do Parlasul, no YouTube e no Facebook, a partir das 11h (horário de Brasília).

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário