Parlamentar voltou há poucos dias de missão oficial organizada pela ApexBrasil e pelo Itamaraty, onde debateu o futuro do tratado
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), chefe da delegação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), participa nesta segunda-feira (5), em Montevidéu, de sessão que debaterá o Acordo Mercosul-União Europeia. O tratado, assinado em dezembro de 2024, prevê acesso a um mercado de mais de 700 milhões de consumidores e eliminação de 80% das tarifas europeias sobre produtos brasileiros logo após sua entrada em vigor, alcançando 100% das linhas tarifárias em até dez anos.
“Precisamos avançar nas negociações do acordo, que pode trazer até US$ 7 bilhões a mais em exportações brasileiras por ano, beneficiando setores como o agro e a indústria nacional”, afirmou o senador Nelsinho Trad sobre a importância do tema que será discutido no Parlasul.
Nesta segunda, o parlamentar também apresentará uma recomendação oficial para que os aeroportos de Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (Paraguai) passem a ter gestão compartilhada e se convertam em binacional. O modelo segue o exemplo do aeroporto conjunto entre Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (RS). Uma vez em funcionamento, o aeroporto binacional Ponta Porã–Pedro Juan Caballero contará com mais infraestrutura e eficiência logística para importações e exportações.
O objetivo, segundo o parlamentar, é estimular ainda mais o comércio e fortalecer o turismo na região de fronteira, beneficiando diretamente a economia de Mato Grosso do Sul.
Se aprovada, a recomendação apresentada pelo senador Nelsinho Trad será encaminhada aos grupos técnicos do Mercosul para estudos sobre sua viabilidade operacional e jurídica. A sessão desta segunda-feira poderá ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais oficiais do Parlasul, no YouTube e no Facebook, a partir das 11h (horário de Brasília).
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)